Mérito


Olá amigos....
Tanto tempo longe daqui não é mesmo? A vida andou corrida e tende a piorar, vou contar algo a vocês que vai chegar onde eu quero com este texto. Quando eu estava no primeiro ano do ensino médio as coisas pareciam começar fáceis e sem grandes mudanças, até que os meses foram passando e as coisas começaram a ficar um pouco bagunçadas e naquele ano eu não consegui mais organizar, quando vi o ano tinha acabado e eu mal havia atualizado aqui.
O ano seguinte começou, e a planos malucos passaram pela minha cabeça que me fizeram sair da escola onde eu estava para uma pública na minha cidade, dez minutos de casa, foi chocante, assustador mas depois de 7 meses estudando por lá, eu criei dois vínculos, o primeiro com uma nova amiga que segue por aqui ainda e o segundo com o professor de história que provavelmente não irá se lembrar de mim, mas foi de grande importância na minha decisão, por volta de julho/2017 eu decidi que queria tentar fazer a prova da Universidade Federal do Paraná e eu realmente à fiz, foi uma ótima experiencia, que eu vou detalhar agora.
Final de julho e eu decido que era hora de eu estudar, eu iria fazer aquela prova nem que todas as minhas horas fossem estudar, e eu não exagerei em dizer isso, de julho a outubro eu realmente passei a estudar todos os minutos livres do dia, eu estava desamparada pela educação pública, por que os professores não estão preparados para trabalhar com alunos que querem entrar em uma universidade, não em uma escola de cidade de praia onde 80% dos alunos vão acabar não querendo isso... Bom alguns dos professores como o de história e a maravilhosa professora de sociologia me fizeram acreditar e continuar no ritmo de estudos, e eu continuei, fiz a prova confiante e achando que pelo havia ido bem, até que eu fiz a correção 25 questões certas... 34% da prova e eu me decepcionei mas tinha esperanças de passar pra segunda fase, nada feito, liberação de lista e meu nome não estava nela. Tudo bem, bola pra frente, corrermos atrás do prejuízo no ano seguinte, o segundo ano estava terminando e grandes questões surgiram, devo me arriscar sair de casa, trocar de escola, fazer um cursinho embutido? E eu decidi, sai de casa, mudei de escola e faço cursinho embutido ao terceirao, mas até aí vocês leram e com certeza estão se perguntando sobre o título, mérito.
Essas duas primeiras semanas de aula tem sido difíceis, a adaptação a uma casa nova, escola, amigos, professores, cidade e junto disso tudo conteúdos e chuvas de conteúdos ao mesmo tempo, e o emocional não aguentou, eu explodi, de nervosismo, de cobrança, pressão e saudades, e então minha madrinha me veio com uma frase que me motivou bastante a enfrentar este ano, "Você tirou 34% da prova por mérito totalmente seu, sem ajuda nenhuma, esse ano vai ser ainds melhor".
Esse foi o primeiro ponta pé para esse texto sair, em seguida eu estava em meu Twitter vagando até encontrar um depoimento sobre uma pessoa que passou em primeiro lugar em uma universidade particular e as pessoas desmerecendo ela com a desculpa de "qualquer um entra numa universidade particular", me deixem fazer uma observação a todos vocês, NUNCA tirem o mérito das pessoas de suas próprias conquistas, os meus 34% não foram o suficiente para uma 2° fase, mas foram mérito meu e eu tenho orgulho disso, a pessoa que foi desmerecida por entrar em uma universidade particular com toda certeza se esforçou muito e é mérito dela sim. E a qualquer conquista que você tenha achado válida é mérito seu, independente se as pessoas achem importante ou não, comemore desde suas pequenas conquistas, por que todas elas são de mérito seu.
Por Milly Ricardo

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 komentar:

Postar um comentário